CURSOS

Perícia Econômica 2023

Período: 20/06/2023 a 31/10/2023
Aulas ao vivo – que são gravadas - e disponibilizadas no Google Classroom
Carga horária: 69h | 18h30 as 20h30
Terças e Quintas-feiras

Prof. Me. Luiz Claudio Duarte Gutierrez. 
Profª. Perita Larissa Pinel.
 
Este curso é direcionado exclusivamente aos Economistas e Bacharéis em Economia. Formamos peritos há 18 anos.
Durante o curso haverá apresentação e discussão dos conceitos jurídicos, legais, econômicos, contábeis e matemáticos aplicados as perícias.
Haverá leitura de autos; informações sobre pesquisas, planilhas, cálculos; redação de parecer técnico e de elaboração de laudos.
Também haverá processos de avaliação dos alunos e aqueles que forem aprovados e tiverem participado de pelo menos 75% das aulas, têm direito ao certificado de frequência do curso.

Certificado este, aceito no TJ-RJ, na Justiça Federal, no Cadastro Nacional de Peritos em Economia e Finanças – CNPEF  http://cnpef.cofecon.org.br/ , dentre outros.
Será avaliado a participação durante a aula, por isso, a câmera deverá ficar aberta - ao menos - 75% do tempo de aula.O áudio do(a) aluno(a) ficará fechado, para melhor audição de todos. Porém, a qualquer tempo, este poderá ser aberto em caso de dúvidas ou comentários pertinentes.
Turma de, no máximo, 35 alunos.

Pré-requisito: 
Conhecimento de Matemática Financeira e Excel.

Conteúdo Programático
- Tópicos de Matemática Financeira em Excel
- Fundamentos e normas de perícia
- A perícia judicial no Código de Processo Civil
- A importância do assistente técnico
- A Interdisciplinaridade do estudo da Perícia Judicial
- Planejamento e desenvolvimento da pericial judicial
- Cálculo do valor da causa, débito judicial e liquidação de sentença
- Conceitos e estruturas dos laudos periciais e pareceres técnicos
- Objetos de perícia judicial 
- Casos reais e aplicações práticas
- A perícia extrajudicial nos métodos adequados de solução de conflitos

Sobre os Professores:
Professora Larissa Pinel 

Advogada e contadora há 20 anos. Perita contábil. Atua como assistente técnica em processos judiciais desde 2015. MBA em Contabilidade Financeira na UFRJ em andamento. Especialização em Mediação em 2019 e Arbitragem (2021) em Câmara conveniada ao TJ-RJ. Participação no Curso de Perícia Corecon-RJ como ouvinte em 2015, como assistente do prof. Roque Licks e em 2019, como professora substituta.

Professor Luiz Claudio Gutierrez
Engenheiro Eletricista e Bacharel em Economia, com especialização em Planejamento Energético (COPPE) e Mestrado em Engenharia de Produção (UFF). Foi Coordenador Acadêmico do Ibmec/Soluções Corporativas e responsável pelos cursos de MBA em Gestão de Negócios na Indústria de Energia Elétrica para as empresas Enel e Furnas. Ministrou o curso de Aspectos Financeiros para o curso de Especialização em Direito do Consumidor da Faculdade de Direito/UERJ (2004/2006). Docente de Finanças e Métodos Quantitativos para cursos de MBA (Ibmec, FGV e UFF). Possui 30 anos de experiência na Indústria de Energia Elétrica, tendo prestado serviço a diversas empresas como: Eletrobrás, Furnas, Iberdrola, Intertechne, Marte Engenharia e Petrobras. Sócio-diretor da Global Performance Management (GPM). Credenciado junto a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel para avaliar projetos de P&D. Recebeu Menção Honrosa por artigos apresentados no XXIV e XXV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – SNPTEE.


** A primeira parcela sempre é quitada antes da data do início do curso. Para parcelamento em 5x, a data limite é até 13 de junho de 2023.

Local do Curso e Orientações
Utilização da plataforma Google Meet, na comodidade de sua residência.

Acesso virtual através de endereço restrito enviado até uma hora antes do início das aulas aos matriculados no curso. Abrimos a sala virtual 10 minutos antes do início da aula.
Sugerimos que crie um e-mail ou nos passe algum com a extensão, @gmail.com, para não ter dificuldades nos acessos as aulas ao vivo no Meet e com acesso ao material, que fica todo organizado (PDFs e as gravações) no Google Classroom.

Informações:
 (21) 2103-0118 ou 2103-0119, de 10h às 16h - E-mail: cursos@corecon-rj.org.br
Av. Rio Branco, nº 109 – 16º andar – Sede do Corecon-RJ – no Centro do Rio de Janeiro.